Olá! Eu sou Vanessa Marco Antonio, psicóloga com mais de 15 anos de experiência e formação em Psicologia Especialista Clínica com foco também no atendimento de crianças e adolescentes. Vou falar abaixo um pouco sobre a psicoterapia infanto juvenil e suas principais características. Espero que possa ajudar.
Serviços
Atendimento Psicológico - Crianças e Adolescentes
Quando procurar um psicólogo para meu filho(a)?
Há momentos que a criança ou o adolescente não consegue realizar as atividades da vida diária, ficam com angústias, medos, ansiedades, “explodem de raiva” e desenvolvem dificuldades emocionais e sociais que necessitam de tratamentos psicoterápico. Entre os principais sintomas, mas não limitados a, estão:
- Dificuldades de relacionamento e isolamento
- Baixo rendimento escolar
- Ansiedade e medo excessivo
- Agressividade
- Dificuldade no controle dos esfíncteres
- Luto persistente
- Alimentação em excesso ou escassa
- Dificuldades de adaptação
- Problemas com sono
- Dificuldades com expressão de emoções e vontades
- Mentiras exageradas e furtos de objetos
- Comportamento opositor- discorda de tudo
- Mudanças drásticas no comportamento
- Autismo
A Psicoterapia Infanto Juvenil
A criança e o adolescente têm diferentes fases de desenvolvimento e maneiras próprias de viver e sentir o mundo. Possuem maneiras particulares de se comunicarem e precisam de meios para que o seu emocional seja acessado e tratado conforme a necessidade. O psicólogo consegue abordar o mundo infanto juvenil, entende as particularidades especiais de cada um através do brincar e promove o bem estar geral facilitando o alívio de sintomas. É um processo onde cada um tem o seu tempo de melhora. Para maior eficácia terapêutica, tanto a criança ou adolescente, quanto o psicólogo e a família devem ser ativos, com objetivos em comum de tratamento.
Linha do tempo do atendimento psicológico
Determinação de objetivos…
Após entender a demanda da criança e da família para tratamento, rotas de objetivos são estabelecidas e de acordo com cada caso.
No decorrer da terapia…
A psicóloga consegue dialogar através do lúdico com o imaginário e o simbólico infantil, ao entender as particularidades especiais de cada criança e utiliza técnicas específicas no brincar para tratar dificuldades variadas. Podem ser utilizados brinquedos, jogos, contação de histórias, e diversas atividades lúdicas representativas. No caso dos adolescentes, também se utiliza como instrumento de terapia os jogos e o lúdico, mas com maior possibilidade de diálogo com associação livre de ideias. Através do brincar terapêutico, a psicoterapia acessa aos processos mentais e emocionais da criança e do adolescente, fortalecendo os aspectos em desenvolvimento e reorganiza as conturbações e dificuldades, ajudando a trazer alivio dos sintomas e auto regulação das emoções e pensamentos. As seções de atendimento tem duração de 50 minutos e a frequência é semanal.
Resultados atingidos e melhora nos sintomas.
Não há tempo específico para um tratamento terminar, depende da assiduidade e da disponibilidade interna de cada um, inclusive da família, para atingir resultados satisfatórios e estáveis de melhoria dos sintomas. Cada um tem o seu próprio tempo.Conheça 5 benefícios da Psicoterapia Online!
- Acessibilidade para pessoas portadoras de dificuldades de locomoção, ou impossibilitadas no momento.
- Abrangência no atendimento em áreas remotas em todo o país e exterior que podem não ter acesso à psicoterapia presencial.
- Comodidade para pessoas que ficam em constante mudança de residências e realizam viagens a trabalho.
- Acolhimento de casos de limitações psicológicas como nos quadros de fobias sociais.
- Momentos de necessidade de isolamento social como o atual em meio à pandemia do COVID-19.
Como funciona a Terapia Online?
Através de aplicativos o psicólogo é capaz de realizar uma escuta eficaz dando um lugar para os sentimentos, pensamentos e vivências nesse ambiente virtual, ao flexibilizar e adaptar as técnicas e conhecimentos nesta nova realidade, usando da tecnologia a serviço da saúde mental e bem estar.
E criança pode? Claro!
O profissional deverá realizar uma avaliação prévia das condições de saúde mental da criança, e mediante a autorização dos pais ou responsáveis poderá realizar a psicoterapia online, ao vivo, com o uso de celular, tablet ou notebook.
É necessário que a criança ou o adolescente permaneça num local da residência tranquilo e sozinho, sem demais aparelhos eletrônicos ligados e de preferência com fones de ouvido para garantir maior privacidade e ética no atendimento..
O psicólogo consegue abordar o mundo infantil, entende as particularidades especiais de cada criança através do brincar e promove o bem estar geral facilitando o alívio de sintomas.
O tratamento é eficaz e traz muito alívio para os momentos mais difíces!
É necessária uma autorização prévia dos pais para a psicoterapia online infanto juvenil, conforme o Conselho Federal de Psicologia que define a possibilidade do atendimento online, de acordo com a Resolução CFP nº 11/2018. Quanto ao atendimento de crianças e adolescentes o CFP explicita que:
“somente ocorrerá na forma da Resolução com o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da psicóloga e do psicólogo para a realização desse tipo de serviço.” Fonte: Site do CFP
Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.
Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
